“TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DIGITAL”

FRANCICLÉIA RAMOS PACHECO


INTRODUÇÃO
Vivemos em um mundo que sofre constantes transformações, desde o princípio foi preciso aprender a utilizar o que estava surgindo e como essas inovações poderiam contribuir para melhorar a vida em sociedade. Todas essas inovações modificaram o modo como as pessoas se comunicam, desde a descoberta da escrita até o desenvolvimento dos aparelhos celulares que possibilitou a comunicação a longas distâncias.

Estamos atualmente na chamada Era da globalização, da comunicação em rede onde as tecnologias digitais fazem parte do nosso cotidiano, se tornou natural disponibilizar de um celular ou tablet para as mais diferentes funções, tanto no trabalho quanto no lazer, pois a utilização da Internet permite acompanhar as notícias no momento em que elas acontecem. Dentre essas inúmeras possibilidades “nota-se a importância de acompanhar esse ritmo de transformações agregando as tecnologias digitais e o que elas podem oferecer em sua totalidade”. (MAYNARD, 2011, p.4)

No seu contexto singular a Internet surge como uma proposta que pretendia interligar os pesquisadores de diferentes institutos, ela teve seu auge no período da Guerra Fria quando funcionava como estratégia de guerra, proporcionando essa comunicação a longas distâncias: “Em síntese, a Internet surge de uma convergência singular; pesquisas militares, ciência de ponta e cultura da liberdade” (MAYNARD, 2011, p.4)

Foi a partir do interesse desses grupos que ela foi desenvolvida ganhando espaços que não eram esperados, facilitando a comunicação e estabelecendo o que os estudiosos denominam de cultura em rede, criando relações de contato e troca de informações.
Com seu advento e sua grande ascensão a Internet deixou de ser hierarquizada, quando apenas pequenos grupos produziam informações, para dar espaço aos novos sujeitos assim: “O processo de produção de informações sofreu modificações importantes. Ele deixou de ser rigidamente hierarquizado e agora, o receptor é também um produtor de informações” (MAYNARD,2011, p.6) o que de certa forma amplia o acesso e até mesmo a produção de informações, pois os sujeitos que tem acesso as redes de tecnologias também produzem essas informações através de suas publicações, dos relatos pessoais que compartilham e que de certa forma são reflexos da sociedade em que estão inseridos.

Nesse sentido essa hierarquização de informações foi sendo substituída gradativamente, dando espaço para uma sociedade cada vez mais conectada, que além de receber informações torna-se responsável por produzi-las, o que notamos é esse compartilhamento cada vez mais acelerado dessas informações nos mais diversos espaços, e que esse conhecimento através da internet se tornou acessível para os mais diversos grupos, sendo responsável por aproximar e conectar a sociedade.
   
Essas modificações aconteceram com o surgimento das redes sociais como o Facebook, o Orkut entre outras que ofereceram para as pessoas comuns possibilidades de produzirem informações, com o advento mais recente de redes sociais como o Instagram e o Twitter, essa produção se tornou mais efetiva e constante, ou seja, da mesma maneira que consomem as informações, elas também estão inseridas no processo de produção, ampliando esses espaços que antes eram restritos à pequenos grupos.

Dessa forma nota-se como a Internet deixa de pertencer à um lugar fechado e restrito para alcançar diversos ambientes, conectando pessoas e inserindo nesses ambientes um novo modo de viver, pois não existem mais restrições e sim pessoas interligadas, sendo cada vez mais necessário acompanhar essas mudanças, para não ser excluído dessa comunicação em rede, por isso a necessidade de estar inserido nesse processo.

Segundo KENSKI (2012, p.38) “as Tecnologias de Informação e Comunicação ou simplesmente TICs transformaram o convívio em sociedade, através delas a propagação das informações acontece de forma mais rápida tendo um alcance maior, além de facilitar a comunicação entre as pessoas, essas formas de interatividade criaram novos espaços virtuais onde as pessoas precisam estar inseridas e participar ativamente”.

Esse novo cenário onde a linguagem digital é dominante, amplia os espaços para que o conhecimento seja construído e divulgado, assim como facilita a divulgação de diferentes culturas, criando uma nova realidade de informações que são compartilhadas.

Nesse mundo de transformações, as TICs apresentam-se como mecanismos de comunicação para além do que se imaginava;
“As novas TICs não são apenas meros suportes tecnológicos. Elas têm suas próprias lógicas, suas linguagens e maneiras particulares de comunicar-se com as capacidades perceptivas, emocionais, cognitivas, intuitivas e comunicativas das pessoas”. (KENSKI, 2012.p 38)
Assim as TICs desenvolvem outras funções, não sendo apenas suportes tecnológicos, mas essa facilidade de comunicação que trouxeram faz com que as pessoas estejam conectadas o tempo todo, essas TICs fazem parte do ambiente familiar, social, sendo inseridas em todos os espaços, colaborando nas relações sociais. Nesse contexto é impossível não estar ligado à essas TICs, pelas facilidades que proporcionam.

 UMA BREVE DISCUSSÃO: USO DAS TICs NO ESPAÇO ESCOLAR.
Através das facilidades que as TICs trouxeram foi inevitável que o espaço escolar também não fosse invadido por essas tecnologias. Para KENSKI “Educação e tecnologias são indissociáveis” (2012, p.43) nesse processo de interação é preciso ensinar sobre a utilização dessas tecnologias, da mesma maneira que é possível utilizá-las no processo educacional, aliando essas duas esferas o aprendizado dos alunos será mais eficaz, assim para que qualquer tecnologia seja utilizada é preciso primeiro aprender como ela funciona e quando aprendemos sobre sua utilização ela se torna parte do nosso cotidiano.

O campo educacional ao longo do tempo apresentou inúmeros desafios que precisam ser ultrapassados por aqueles que assumem o compromisso com a educação, é preciso encontrar estratégias para atrair os alunos incentivando a participação na sala de aula, proporcionando assim um ensino de qualidade pautado na colaboração, na interação e na socialização do aprendizado no ambiente escolar.

Nesse cenário é preciso agregar a prática docente com as mudanças que acontecem, trazendo para o ambiente escolar aquilo que vai colaborar no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma as tecnologias de comunicação adentram diversos espaços dentre eles, as escolas trazendo consigo novas formas de interatividade.

Dentro desse contexto o surgimento das tecnologias de comunicação se caracteriza como ferramentas importantes que pretendem colaborar na prática docente tornando o ensino mais participativo, pois aproxima o aluno da sua realidade trazendo para a sala de aula aquelas tecnologias que eles convivem no seu cotidiano, através dessa interação é possível fazer com que os alunos percebam que as tecnologias podem oferecer diversas possibilidades além daquelas que eles utilizam como as redes sociais.

A inserção dessas tecnologias ao Ensino de História torna-se essencial. Dessa maneira: “O que passa a ser cada vez mais necessário é fazer uso dos recursos disponíveis a favor das estratégias de ensino, não fazendo as tecnologias ocuparem um espaço de disputa, mas de suporte e enriquecimento da e para a prática docente”. (GIOVANNI, 2017, p.12)

De fato, é necessário que os educadores possam fazer dessas tecnologias suas aliadas na construção de uma educação melhor, não criando conflitos ou mesmo impedindo a utilização pelos alunos, pois agindo dessa forma eles serão afastados, não tendo incentivo e nem interesse pelas aulas, é essencial utilizar todos os recursos disponíveis para proporcionar uma educação de qualidade.

No entanto para que as tecnologias possam ser entendidas em sua totalidade e possam colaborar no aprendizado dos alunos é necessário que os professores tenham bem definidos os seus objetivos quanto à utilização dessas tecnologias, pois não é apenas levar um filme para a sala de aula ou coordenar uma pesquisa na internet que os alunos vão utilizar as TICs e por isso a aula estará atrativa, mas para além disso é preciso mostrar que as TICs possuem inúmeras possibilidades para oferecer, que elas podem ser inseridas na sala de aula proporcionando a interatividade e a abordagem de novos temas.

Em síntese:Para que as TICs possam trazer alterações no processo educativo, no entanto, elas precisam ser compreendidas e incorporadas pedagogicamente. Isso significa que é preciso respeitar as especificidades do ensino e da própria tecnologia para poder garantir que o seu uso, realmente faça diferença”. (KENSKI,2012, p.46)

Isso exigirá uma dedicação maior por parte dos educadores que desejam utilizar as TICs no ambiente escolar, pois além de suas escolhas precisam compreender o que elas podem oferecer e como apresentar aos alunos essas tecnologias especificando os objetivos e o que eles devem procurar.

Dessa maneira aliando as TICs ao Ensino os alunos podem perceber que através disso existe uma interação entre o aprender e a pesquisa executada por eles, que as tecnologias que proporcionam descontração também servem para o aprendizado em sala de aula.

Na realidade em que vivemos com as tecnologias alcançando todos os espaços “cada vez mais,é preciso que haja uma nova escola, que possa aceitar o desafio da mudança e atender as necessidades de formação e treinamento em novas bases” (KENSKI,2012,p.51) assim a escola também precisa inserir essas tecnologias para atender um público de um perfil específico, diferente das gerações anteriores, são sujeitos que convivem com as tecnologias de forma contínua, que tem acesso a muitas informações em pouco tempo, ou seja, as formas de aprendizado são múltiplas, e os educadores precisam lidar com essas transformações, construindo estratégias de aproximação com os alunos. Através disso a escola será um ambiente de interação e cooperação, que compreende as transformações sociais e entendeu que é preciso adaptar-se à essa nova realidade, acolhendo os alunos e tudo aquilo que trazem consigo.

Os alunos são os principais personagens neste cenário por isso é preciso compreender suas especificidades, entendendo a realidade na qual eles estão inseridos e as relações que estabelecem, pois eles se comunicam utilizando as redes sociais como forma de aproximação com os amigos, assim a comunicação em rede da qual fazem parte é muito diferente da geração dos seus pais quando não existiam tantos recursos, segundo GIOVANNI “Os dados apontam um novo perfil de alunos,cada vez mais conectados uns com os outros e dominadores do ciberespaço” (2017,p.11) é preciso acompanhar esse ritmo de mudanças, entendendo o novo perfil dos alunos que se apresenta e que requer estratégias específicas, para que eles não sejam criticados ou sejam chamados de ‘alienados’ só por estarem o tempo todo na internet, estereótipos que acabam surgindo dentro desse processo.

Na verdade, é possível trazer as experiências que eles vivenciam para a sala de aula, como forma de contribuir nas abordagens do professor, que consegue entender esses novos espaços que os alunos dominam e como se comunicam com diferentes pessoas, assim podem estar mais perto e oferecer mecanismos onde eles também podem utilizar as ferramentas de busca que possuem para ampliar os conteúdos discutidos em sala de aula.

A partir dessa união entre a prática docente e a utilização das TICs os alunos terão mais facilidade para aprender aquilo que o professor ensina, sem abrir mão das ferramentas que fazem parte do seu cotidiano, como a internet que facilita essa comunicação entre diferentes pessoas, além de oferecer as mais diversas informações em apenas um clique. “Todavia é preciso ter o controle da utilização dessas ferramentas em sala de aula e como foi dito anteriormente o professor precisa ter bem definido os seus objetivos, quando vai utilizar essas tecnologias em sala de aula para que obtenha um bom resultado”. (GIOVANNI, 2017, p.12)

É preciso ainda verificar as informações que estão sendo repassadas pois com  o advento da Internet e o acesso cada vez mais rápido de diferentes sujeitos à essas redes, quando o receptor passa a produzir as informações, percebe-se uma ampliação dos espaços assim a História passa a ser pública pois não está mais restrita, a partir do momento que muitos tem acesso e podem produzir essas informações existe o risco dessas notícias serem falsas, é preciso sempre selecionar previamente o que vai ser utilizado.

Em relação ao que seria essa História Pública alguns estudiosos a definem como “História pública se faz para o grande público e com o grande público” (LUCCHESI, CARVALHO,2016, p.151). Ela se concretiza a partir de vários sujeitos, numa espécie de colaboração onde todos participam no processo de produção, assim a História não estaria mais restrita apenas à academia mas sairia dos muros possibilitando que o grande público tivesse acesso e fosse também sujeitos criadores, no entanto segundo esses autores “dentro dos limites que isso sugere, pois para se fazer uma História Pública é preciso considerar o que será útil na informação que está sendo propagada”.

Outro aspecto importante apontado por esses autores nesse cenário da História compartilhada é a chamada “História Digital que está ligada à história pública, mas precisa ser analisada considerando suas características específicas ela abrange principalmente os meios digitais” para eles “Entendemos História Digital aqui como uma arena aberta de debates e experimentações que envolvem a aplicação das tecnologias digitais às diversas práticas da História” (LUCCHESI, CARVALHO, 2016, p.153)

Através da história digital a forma como os professores ensinavam foi transformada, foi possível inserir diversas ferramentas na sala de aula, trazendo novas alternativas no ensinar a História, além da divulgação das informações que acontece de forma mais rápida principalmente para a produção de trabalhos referentes ao campo do ensino que ao serem divulgados podem colaborar na prática docente.

Dessa maneira a História Digital possibilitou uma ampliação de horizontes, pois graças ao processo cada vez mais rápido na divulgação, as informações alcançam os mais diferentes espaços, além de transformar a vida dos pesquisadores que hoje podem fazer conferências online, fazer a divulgação dos seus trabalhos em plataformas digitais, publicar os seus trabalhos, todas essas possibilidades permitem um acesso mais rápido que antes não era possível. Essa divulgação das informações possibilita que muitas pessoas tenham conhecimento do que está sendo produzido na Academia.

A partir da História Digital muitas pesquisas são divulgadas em formato eletrônico, isso também foi um grande avanço pois amplia o acesso à essas informações, podendo ser acessadas por todas as pessoas que tiverem interesse, ou seja, o resultado dessas pesquisas será do conhecimento de todos e não apenas está restrito à uma área específica.

Todas essas transformações só tendem a agregar mais recursos à prática docente, pois, o professor pode utilizar as diversas possibilidades na sala de aula, trazendo recursos digitais, bem como sites de pesquisas para mostrar aos alunos como essas tecnologias quando aliadas ao ensino possibilitam uma educação de qualidade.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Em uma sociedade cada vez mais interligada através das tecnologias digitais é preciso repensar a prática docente, como o ensino está sendo feito e o que pode ser melhorado com a inserção das TICs no ambiente escolar, pois os alunos apresentam um novo perfil sendo necessário atender a esse perfil específico.

Já não é possível realizar uma aula como antes, devido os alunos terem um acesso cada vez mais rápido às informações, alguns alunos consideram mais importante assistir a vídeos explicativos no youtube, assim o educador precisa estar atento à essas mudanças para que possa se apropriar das TICs e utilizá-las no ambiente escolar, como forma de garantir que os alunos se interessem pelas aulas e não estejam dispersos.

É importante ressaltar que a utilização das TICs amplia esses espaços de comunicação, estabelecendo relações entre o professor e o aluno, que não estará distante mas poderá colaborar com as informações que pesquisou em casa, essa aproximação tende a ser benéfica para todos, tornando o espaço escolar em um ambiente de socialização e colaboração de todos, deixando de ser centralizado apenas na figura do professor.

Por fim vale destacar que a inovação das tecnologias no mundo globalizado, abriu horizontes infinitos de possibilidades nos mais variados ambientes, e nas escolas isso não seria diferente, como espaço de formação é preciso agregar essas tecnologias para garantir aos alunos uma educação de qualidade, mostrando novas perspectivas para o Ensinar História, saindo do clichê de que História é chato, é aula decorativa, mas para além disso mostrar que é possível o Ensino de História com a utilização dessas tecnologias. Dessa maneira apesar de todas dificuldades no ambiente escolar, o Professor sempre pode buscar alternativas para inovar sua prática docente para que o ensino seja de fato significativo para os alunos.


REFERÊNCIAS
Francicléia Ramos Pacheco- Graduanda da Universidade Federal do Pará- Campus Ananindeua - Membro do Grupo Ananins- foi pesquisadora de iniciação cientifica do projeto “Os Sabores da Cidade: Práticas alimentares, hierarquias locais, a cozinha mestiça e seus lugares em Belém do Pará (1850-1900) ” (2018/2019) sob a orientação da Profa.Dra. Sidiana da Consolação Ferreira de Macêdo. É membro do Grupo De Pesquisa da História do Abastecimento e da Alimentação na Amazônia- ALERE. E-mail: francyramos100@gmail.com
Esse texto é fruto de um trabalho realizado na Disciplina de Educação e tecnologias da informação e comunicação ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Augusto Bastos.

GIOVANNI, Adaiane. As Tecnologias no contexto educacional e a necessidade de se pensar.com. In:MARTINS, Cristiane Pereira, OLIVEIRA, Márcia Ramos de, MOREIRA, Igor Lemos, MUCELIN, Patrícia Carla. História e Tecnologia: diálogos entre pesquisa e ensino.Florianópolis: Editora UDESC, 2017,pp. 05-14.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias também servem para informar e comunicar. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2012 ,pp.27-42.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias também servem para fazer educação. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2012 ,pp.43-62.

LUCCHESI, Anita, CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. História Digital:Reflexões, experiências e perspectivas. In: MAUAD, Ana Maria, ALMEIDA, Juniele Rabêlo de, SANTHIAGO, Ricardo (org). História Pública no Brasil: Sentidos e Itinerários. São Paulo: Letra e voz, 2016 ,pp.149-163.

MAYNARD, Dilton C.S. Memórias do Segundo Dilúvio: uma introdução à História da Internet. Cadernos do tempo presente, n.04, 04 de julho de 2011.

8 comentários:

  1. Bom dia, Francicléia. As potencialidades das TIC's são múltiplas, e como você mesmo aborda em seu texto, contribui para o estreitamento das relações entre docente e discente. Neste sentido, de que maneira você utilizaria as tecnologias em se tratando do momento atual, onde pelo menos nas escolas particulares estamos vivenciando as aulas remotas/virtuais através do googlemeet?
    Lidiane Álvares Mendes

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  2. Nesse contexto de Pandemia da COVID-19, as instituições de ensino encontram-se sem atividades presenciais, o que contribui para o aumento do uso de plataformas digitais, principalmente de videoconferência, em casa. Diante disso, de que maneira as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) influenciam na relação entre docente/discente e no processo de ensino-aprendizagem no ensino de História?

    Maurício José Quaresma Silva

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  3. Obrigada Lidiane Mendes.
    A utilização das TIC's na sala de aula como estratégia de aprendizado tende a contribuir com o processo de conhecimento dos alunos,mas no momento em que a sala de aula se tornou "virtual" é preciso considerar os diferentes aspectos que isso envolve principalmente o acesso a esses ambientes virtuais, ou seja, pensar naqueles alunos que não podem acessar, que estão sem recursos e dentro dessas limitações buscar desenvolver meios para alcançar esses indivíduos, uma das alternativas adotadas por algumas instituições foi a produção de apostilas com os conteúdos que são repassadas a esses alunos, então ao se pensar na utilização das TIC's deve-se considerar que ela deve alcançar a todos, senão acaba contribuindo para um cenário cada vez mais excludente dos alunos. A presença dessa "sala virtual" demonstra que o professor precisa se inserir nesse espaço para realizar suas aulas, com planejamento e ações coordenadas buscando se aproximar dos alunos, lembrando também que é preciso pensar nos alunos que não dispõem desses recursos.

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  4. Olá Mônica Abramchuk.
    Acredito que o atual cenário deixou evidente a enorme diferença que existe no sistema educacional brasileiro, onde como você destacou algumas regiões possuem acesso as tecnologias utilizando-as em sala de aula e outros lugares que não possuem o mesmo recurso, onde o professor dispõe de suas metodologias, muitas vezes baseada na aula expositiva para poder executar sua aula. E nesses cenários tão desiguais a Educação vai encontrando seus próprios meios de ser uma ferramenta transformadora. De fato estamos inseridos na chamada "era tecnológica" e a produção de informações se tornou menos hierarquizada, mas se a cultura do Brasil é múltipla, com suas diferentes manifestações, as dificuldades no sistema educacional também se tornam múltiplas, com realidades bem distantes e completamente diferentes, ao se pensar em utilizar "salas virtuais" é preciso lançar o olhar sobre os lugares onde essa tecnologia é limitada. Analisando as possibilidades de aplicação, acredito sobretudo que falta investimento na área educacional, como um dos pilares da formação dos cidadãos brasileiros, ela ainda se encontra negligenciada e muitas vezes é colocada de lado, colocando nas mãos dos professores a responsabilidade de buscar estratégias para desenvolver a criatividade dos alunos,agregando valores dentro da realidade em que estão inseridos, ou seja, utilizando exemplos do cotidiano desses alunos para proporcionar uma educação significativa. Sabemos que existe um longo caminho para diminuir essas mazelas de desigualdade educacional e que é importante a participação e colaboração de todos.

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  5. Olá Mauricio Silva.
    As TIC's influenciaram diretamente no processo educacional,pois como principal meio onde a Educação está sendo realizada, onde o professor executa suas aulas e isso acabou gerando a produção de vídeo aulas e isso exige uma dedicação dos professores em produzir esses materiais,ao mesmo tempo essa realidade revela dificuldades existentes nesse processo principalmente na relação direta entre professor-aluno que na sala de aula poderiam tirar suas dúvidas, no meio remoto o aluno também pode ter dificuldade de concentração diante de tantas possibilidades que a Internet oferece, e de certa forma o processo de ensino aprendizagem é comprometido. Nesse sentido existem duas faces desse processo que ao incentivar atividades em meios remotos acaba revelando também a dificuldade de alguns alunos que não possuem o acesso a essas redes,para além do discurso de que é uma "era digital", de que é preciso estar inserido nesse processo,é necessário considerar as especificidades de cada realidade,se dentro da sala de aula já existe essas diferenças no aprendizado dos alunos, quando alguns alunos revelam suas dificuldades em aprender, nos meios digitais isso é acentuado onde o professor encontra dificuldades em acompanhar esse processo mais de perto. Nesse sentido a relação entre professor-aluno sofreu mudanças significativas considerando o atual cenário que estamos vivenciando.

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  6. Parabéns, Francicléia, pela pertinência do seu texto, tão atual... e que nos fez perceber a necessidade de acompanhar e aproveitar essas tecnologias todas a nosso favor.
    E aí fiquei pensando o uso dessas ferramentas dentro da pesquisa que você participa, “Os Sabores da Cidade: Práticas alimentares, hierarquias locais, a cozinha mestiça e seus lugares em Belém do Pará (1850-1900)”
    at.te

    Prof. Mayara Leal.

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  7. Olá, Francicléia! Primeiramente, parabéns pelo seu texto!
    Gostei bastante do seu texto, muito relevante diante de tudo que estamos vivendo.
    Vc escreve da necessidade dos professores fazerem das tecnologias suas aliadas na mediação do conhecimento. No ensino superior, a EAD já faz parte do cotidiano de muitos educadores e educandos. Mas, no ensino fundamental e médio o uso das tecnologias não são muito efetivas. Penso aqui, será que todos os professores estão preparados para explorarem essas ferramentas tecnológicas como suas aliadas no processo ensino/aprendizagem?

    Eliane Aparecida Miranda Gomes dos Santos.

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